Roubei descaradamente do http://anakoelho.blogspot.com/2009/10/dicas-sobre-brigadeiro-e-sua.html
Aiiii que dicas ótemas!!
Prática:
Embora simples, o preparo do brigadeiro requer alguns cuidados. Para iniciantes (considerando que exista isso no caso do brigadeiro), o mais chato de acertar é o ponto. Proprietária da confeitaria Goulashe, Bernardeth Frota dá a dica: quando a massa começa a despregar da lateral da panela, já está pronta. “É preciso mexer sempre, com agilidade, raspando as bordas e o fundo da panela. O ideal, para uma lata de leite condensado, é fogo médio. Se cozinhar em chama alta ou em panela de fundo fino, pode queimar ou ficar duro”, avisa.
O brigadeiro não pode ser mole ou duro demais. No entanto, há duas consistências possíveis. O de bolinha é mais firme em relação ao de colher, por isso deve cozinhar mais tempo. “Leva em torno de cinco minutos até começar a despregar da panela. Para enrolar as bolinhas, precisa deixar mais um pouco no fogo, até começar a pregar no fundo. Aí tira”, explica Evelyn Vale, proprietária da Evelyn Patisserie.
As duas profissionais utilizam chocolate em pó com 50% de cacau na composição. “Um chocolate de boa qualidade é fundamental. Quanto à manteiga, o ideal é com baixo teor ou sem sal. Na loja utilizamos margarina”, observa Frota. Outra dica importante revelada pelas duas é untar o recipiente com manteiga antes de despejar o brigadeiro. “Isso evita que o doce grude e facilita na hora de enrolar”, explica Vale.
Por fim, um detalhe importante: a cobertura com granulado de chocolate. “Se quiser variar, pode colocar pistache ou raspas de chocolate. Fica sofisticado”, ensina Frota
SUCESSO
Brigadeiro branco leva leite condensado e manteiga (chocolate branco é opcional). Com essa base é possível fazer novos doces.
Para deixar o brigadeiro mais leve, pode-se acrescentar creme de leite quando a mistura começar a encorpar (cerca de meia lata de creme para cada uma de leite condensado).
Para incrementar o sabor do brigadeiro, pode-se acrescentar especiarias (como baunilha), temperos ou bebidas alcoólicas. Mexa sempre com colher de pau, de silicone ou com fouet.
Para armazenar o brigadeiro de colher, utilize um recipiente de vidro esterilizado (mergulhe em água fervente por alguns minutos) e bem fechado.
Se preparado em fogo muito alto ou com movimento não uniforme, o açúcar do leite condensado carameliza e forma bolinhas na massa.
Deve ser feito com chocolate em pó, manteiga e leite condensado da Nestlé. Adicionais como gema de ovo (acelera o ponto), achocolatados (mais doces, em geral), e margarina (também altera o sabor), podem render excelentes brigadeiros,.
A cobertura deve ser exclusivamente de chocolate granulado. A bolinha precisa ter três centímetros de diâmetro, para caber em formas nº 5 e pesar cerca de 25 g. Esse cuidado permite degustar o brigadeiro em uma só mordida. se mesmo assim o cidadão resolver morder, o doce deve ter consistência meio puxa-puxa.(Eu não gosto dele puxa,gosto macio e Marcia Rosa diz que é a farinha de trigo nele que tira esse efeito puxa-puxa.Ana)
Dentro da boca, precisa derreter, sem grudar no dente. Deve ainda ser servido à temperatura ambiente (desde que não esteja calor demais). Na geladeira, o brigadeiro fica duro.
Fonte:Site/diariodonordeste
------------------------------------------------
CONSERVAÇÃO...
Qual o tempo de conservação dos brigadeiros?
1)R-O tempo de conservação pode ser de até 3 meses,se guardados em embalagens adequadas e no freezer.Costumo fazer e guardar em caixas de isopor próprias para alimentos e levar ao freezer pelo tempo citado acima.Quando for servir deixe por 2 horas na geladeira e estarão prontos pro consumo.
Fonte:katheryne c/
2)R-Fora da geladeira a validade é de 3 dias.
Se acondicionado em caixas plásticas com tampa e guardados na geladeira duram uma semana.
Os docinhos podem ser congelados.Primeiro coloque-os em um refratário e leve ao freezer.
Quando congelados coloque-os em caixas plásticas com tampa,por data e armazene por 3 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário